14 de maio de 2012

2629 Design de Interiores - Código Brasileiro de Ocupação

Título: Código Brasileiro de Ocupação - Design de Interiores
2629 -  Designer de interiores de nível superior
Áreas de Atividade:
A – ANALISAR PROPOSTA DE TRABALHOA.1 – Realizar entrevistas com cliente para identificar intenções
A.2 – Identificar os procedimentos e atividades a serem executadas
A.3 – Avaliar limites orçamentários
A.4 – Avaliar prazos
A.5 – Avaliar possibilidades e limites técnicos do espaço a ser trabalhado
A.6 – Elaborar proposta de trabalho
A.7 – Elaborar proposta de honorários
A.8 – Estabelecer cláusulas do contrato de trabalho


B – CONCEITUAR O PROJETOB.1 – Realizar entrevistas com o cliente para definir necessidades funcionais e técnicas
B.2 – Realizar levantamento e análise do espaço
B.3 – Pesquisar o tema e o perfil do usuário
B.4 – Pesquisar contexto social e histórico da obra
B.5 – Pesquisar as necessidades específicas das diferentes áreas do espaço a ser planejado
B.6 – Levantar normas e legislação
B.7 – Analisar os dados levantados
B.8 – Diagnosticar problemas
B.9 – Definir programas de necessidades
B.10 – Definir conceito e partido do projeto
B.11 – Planejar espaços
B.12 – Elaborar fluxograma
B.13 – Elaborar organograma


C – ELABORAR ESTUDO PRELIMINARC.1 – Definir ocupações do espaço
C.2 – Elaborar a solução criativa para o espaço
C.3 – Sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico
C.4 – Definir soluções de conforto ambiental
C.5 – Aplicar conceito ergonômico
C.6 – Pesquisar materiais
C.7 – Representar espaço criado graficamente
C.8 – Apresentar estudo preliminar ao cliente


D – ELABORAR ANTEPROJETOD.1 – Adequar as alterações do projeto ao espaço
D.2 – Definir formas, texturas e cores
D.3 – Definir materiais e equipamentos
D.4 – Representar graficamente o espaço redimensionado
D.5 – Elaborar planilha e especificação de materiais e equipamentos
D.6 – Interagir com projetos complementares
D.7 – Apresentar o anteprojeto ao cliente


E – ELABORAR PROJETO EXECUTIVOE.1 – Representar graficamente o projeto para execução
E.2 – Projetar a locação de pontos luminitécnicos
E.3 – Locar pontos de lógica
E.4 – Locar pontos de telefonia
E.5 – Locar pontos elétricos
E.6 – Locar pontos de ar condicionado
E.7 – Locar pontos hidráulicos
E.8 – Especificar os materiais e equipamentos a serem utilizados considerando normas de higiene
E.9 – Criar peças especiais
E.10 – Criar móveis considerando ergonomia
E.11 – Adaptar projetos às normas da abnt
E.12 – Estabelecer interfaces gerenciando projetos complementares
E.13 – Elaborar memorial descritivo
E.14 – Orçar projeto


F – EXECUTAR O PROJETOF.1 – Elaborar cronograma físico e financeiro
F.2 – Realizar cotação ou concorrência de produtos e serviços
F.3 – Selecionar fornecedores
F.4 – Estabelecer colaboração com outros profissionais (engenheiros, arquitetos, paisagistas)
F.5 – Contratar serviço de mão-de-obra especializada (pintor, eletricista etc)
F.6 – Coordenar as diferentes equipes de trabalho
F.7 – Gerenciar obra ou projeto


G – ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DA OBRAG.1 – Supervisionar os processos construtivos
G.2 – Supervisionar cronograma
G.3 – Fazer ajustes ao projeto quando necessário
G.4 – Avaliar resultado do projeto junto ao cliente
G.5 – Orientar a execução específica de materiais e serviços
G.6 – Avaliar a pós ocupação do espaço


H – PESQUISAR PRODUTOS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOSH.1 – Testar produtos, materiais e equipamentos
H.2 – Participar de grupos de especialistas para avaliar produtos e materiais
H.3 – Contribuir para o desenvolvimento de produtos, materiais e equipamentos
H.4 – Criar espaços ou ambientes utilizando novos produtos
H.5 – Participar do lançamento de novos produtos
H.6 – Adaptar materiais para criação de ambientes
H.7 – Criar soluções para portadores de necessidades especiais
H.8 – Pesquisar materiais que garantam a preservação ambiental


I – PROMOVER O CONSUMOI.1 – Criar ambiente favorável ao consumo
I.2 – Criar ambientes temáticos e estéticos
I.3 – Montar espaços que destaquem o produto
I.4 – Destacar atrativos sensoriais na distribuição dos objetos para estimular o consumo
I.5 – Proporcionar atrativos sensoriais no ambiente para promover bem-estar


Z – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAISZ.1 – Comunicar-se com diferentes públicos
Z.2 – Demonstrar poder de persuasão
Z.3 – Participar de exposição e mostras
Z.4 – Divulgar trabalhos na mídia
Z.5 – Demonstrar capacidade de aplicção de técnicas de representação gráfica
Z.6 – Demonstrar capacidade de captar os objetivos do cliente
Z.7 – Ser capaz de transmitir informações culturais para o cliente
Z.8 – Ser capaz de atender as necessidades do cliente
Z.9 – Ter formação de nível superior
Z.10 – Demonstar domínio técnico, tecnológico e científico
Z.11 – Exercer liderança
Z.12 – Estar capacitado para promover bem-estar, saúde e segurança
Z.13 – Prestar consultoria na sua área e áreas afins
Z.14 – Ser capaz de ministrar aulas
Z.15 – Ser capaz de realizar pesquisas
Z.16 – Manter-se atualizado à respeito da aplicação de materiais e equipamentos
Z.17 – Manter-se atualizado com as tendências de mercado
Z.18 – Demonstrar capacidade de técnicas de informática
Z.19 – Demonstrar ética profissional


Participantes da Descrição
Especialistas
Adriana Siqueira Dos Santos Oliveira
Ana Lúcia Rodarte
Carolina Szabó
Daniela Buscaroli
Jéthero Cardoso De Miranda
Marize Malta
Sérgio De Oliveira
Thaís Luz De Oliveira

Instituições
Amide – Assoc. Mineira De Decoradores De Nível Superior
Buscaroli Arq-design E Interiores S/c Ltda.
Carolina Szabó Interiores
Faculdade De Belas Artes De São Paulo
Faculdades Integradas Teresa Dávila
Sérgio De Oliveira Prof. Arquitetura De Decoração Ltda.
Thais Luz – Designe De Interiores
Universidade Federal Do Rio De Janeiro (Ufrj)

Instituição Conveniada ResponsávelFundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp

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